Clique nas imagens para ampliar
APLICAÇÕES DO FILTRO PARA REMOÇÃO DE FERRO E MANGANÊS
Compostos corrosivos podem ser retirados com filtros especiais
Um dos problemas que pode estar atingindo alguma cisterna ou concessionária de água é a presença de metais pesados na água. Isso acontece porque a quantidade de chuva é abaixo do esperado na região, por exemplo, ou até acima da média, e esses minerais se desenvolvem com a estabilidade da água. Por isso, utiliza-se o filtro para remoção de ferro e manganês .
Primeiro, é preciso entender como o ferro se apresenta na água: em regiões subterrâneas, devido à dissolução do minério pelo gás carbônico, ele aparece; nas áreas superficiais o índice aumenta em épocas chuvosas pelo carreamento do solo. O ferro traz diversos problemas para o consumo de água.
Já, o manganês é um metal que aparece na atmosfera a partir de partículas da erosão do solo e emissões industriais. Esses compostos, para serem retirados da água necessitam de um filtro para remoção de ferro e manganês que separa o que é bom ou ruim, dentro do líquido.
Não é fácil indicar somente um modelo de filtro para remoção de ferro e manganês, pois a variedade do mercado é grande. Além disso, é preciso combinar uma bomba dosadora e decantador para reduzir o nível dos elementos. Assim, é essencial realizar a análise da água, por meio de amostras enviadas para laboratório e combinar essas informações com a vazão do ambiente.
Após a utilização do filtro para remoção de ferro e manganês é possível considerar a água pronta para consumo, uso industrial e hospitalar, se o caso envolver somente a presença destes dois compostos. Normalmente, o teor de ferro precisa ser abaixo de 0,3 ppm (parte por milhão) e o de manganês de 0,01 ppm.
O filtro para remoção de ferro e manganês se utiliza de uma resina de troca iônica ou zeolita, seletiva para realizar o procedimento. As modificações apresentadas com a presença dos minerais e podem ser observada a olho nu, são: coloração amarelada e turva e sabor amargo e adstringente.
Os equipamentos, ainda, podem ser ativados de forma manual ou ter uma programação para momentos de filtragem. No filtro para remoção de ferro e manganês as válvulas são programadas para funcionar no momento que o cliente preferir. Além disso, em um ambiente de tratamento de água constante é possível seguir um processo.
Dessa forma, não há a necessidade de um operador para realizar o procedimento. No entanto, para instalação do filtro para remoção de ferro e manganês é essencial a presença de um técnico, pois a parte hidráulica envolve uma sequência numérica específica. O custo de implantação é baixo e a confiabilidade é alta, se comparado a outras técnicas mais antigas.
Para saber mais sobre Filtro para remoção de ferro e manganês
Ligue para 11 3746-6747 ou clique aqui e entre em contato por email.Gostou? compartilhe!